Título para artigos de marketing de conteúdo

A importância do título para artigos de marketing.

Muitos autores de artigos em blogs e em outros canais ainda não sabem usar estratégias nas suas publicações de marketing de conteúdo em seus negócios. Com isso estão perdendo muito oportunidade, tempo e esforço.

E por que isso ocorre? Apesar de eles estarem produzindo artigos de qualidade, não estão se aproximando o suficiente do seu público-alvo.

Para os conhecedores de direitos autorais, particularmente nas edições impressas, eles saberiam que é o título ou a manchete que irá determinar se o conteúdo criado terá sucesso ou não.

Quem ainda não comprou ou não se sentiu tentado a comprar uma publicação, impressa ou virtual, apenas pelo apelo impresso no título!?

Em livros, por exemplo, a primeira coisa que as pessoas observam é o título. E o público, sendo crítico, tem a tendência em julgar o livro apenas pelo título.

Mas no caso do marketing na internet é diferente. Neste ambiente, os artigos são especificamente direcionados para a audiência que já tem um interesse neles. Esta é a ideia básica por trás da divulgação de artigos on-line. Você tem que ter certeza de que o conteúdo dos seus artigos será visto pelos seus potenciais consumidores.

Um dos maiores equívocos sobre artigos na web é o de que as pessoas farão uma leitura aleatória do texto.

Isto é errado. Visitantes on-line não encontram algo na internet por coincidência, pois a necessidade de uma informação, seja qual for, fez com que eles, usuários, cheguem até ao seu artigo. E mesmo quando fazem uma pesquisa, eles não apenas entram no primeiro site que encontram, pois o leitor busca a informação e/ou solução mais adequada e precisa para resolver uma necessidade.

A maioria deles, provavelmente, irá utilizar mecanismos de busca para encontrar o que procuram. Certamente irão procurar através dos buscadores mais populares e escreverão palavras-chave relacionadas ao tópico que desejam. Em seguida, o mecanismo de busca irá mostrar os resultados encontrados.

Seu objetivo em marketing com artigos relevantes é fazer com que seu conteúdo esteja destacado entre esses resultados.

Como isso é possível?

Tática eficaz: utilizando o título certo

Conteúdo de qualidade

O sucesso do seu artigo se dará pelas primeiras 3 ou 4 palavras do seu título. Elas determinarão quantos acessos o artigo atrairá para seu website. Mas isso só pode ser feito quando se você criar títulos ricos em palavras-chave que correspondem às palavras mais comuns relacionadas ao marketing de conteúdo que você produz.

Para saber quais são as palavras-chave corretas para serem utilizadas em seu artigo, o melhor a fazer é usar uma ferramenta para busca de palavras-chave. Alguns destes softwares são de graça e outros não. O Google AdWords e o Ubersuggest são exemplos de programas que cumprem perfeitamente essa função e são gratuitos. É importante você saber como essas ferramentas funcionam para que o sucesso do seu marketing on-line atinja os objetivos propostos.

É importante que você aprenda e entenda como funciona e como podem ser utilizados os resultados das pesquisas por palavras-chave, utilizando ou não uma ferramenta de pesquisa on-line.

Quando escolher um cabeçalho ou título para seu artigo, evite utilizar caracteres especiais (aspas, asteriscos ou qualquer outra coisa que dificulte sua pesquisa por mecanismos de busca). Você pode ficar frustrado se seus artigos forem ignorados em função de seus leitores não conseguirem entender sua mensagem. Considere ainda que os mecanismos de pesquisa dos grandes buscadores (Google, Bing, Yahoo) podem não entender seu título e não indexar seu artigo.

Além disso, não utilize de técnicas de spam, como inserir diversas palavras-chave não relacionadas ao seu artigo. Você poderá enfrentar problemas assim que os filtros de mecanismos de busca descobrirem a utilização insistente desses artifícios nos seus textos.

Se você que utilizar o máximo que puder da sua estratégia de marketing de conteúdo nos seus, você deve dominar a busca por palavras-chave para assim criar artigos ricos em palavras-chave e cabeçalhos/títulos inteligentes.

O resultado de estratégias bem elaboradas para seus títulos certamente será um grande aumento nos acessos ao seu artigo e website graças aos mecanismos de busca que prezam por ler títulos e que estejam dentro do contexto do seu artigo.

Não há segredos nem mágicas para ter uma estratégia para produzir título para artigos de marketing de conteúdo bem-sucedida. Assim que você entender alguns fatores importantes e aplicá-los de forma correta, nada impedirá que você possa alcançar seu público-alvo, bem como um posicionamento de destaque nos mecanismos de busca.

Autor: Orozimbo para o Blog Autoria Digital.

Vou publicar aqui informações úteis e valiosas. Assine, participe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *