E-mail marketing – 6 razões para você fugir do SPAM

Seu e-mail deve ser enviado para os usuários que se inscreveram na sua lista.

E-mail marketing, como é do conhecimento de todos, é um  simples e barato para atingir nosso público em potencial. Ainda, influi diretamente não apenas nas vendas como também na nossa credibilidade e autoridade.

O fato do e-mail marketing atingir uma enorme importância nas estratégias de relacionamento das empresas também levou o spam a se tornar popular e irritante, sem contar a enorme dose de frustração dos usuários. Atente que existem alguns mecanismos nos servidores que bloqueiam e-mails de forma automática, seguindo vários critérios e um algoritmo próprio que facilita esse processo. São os filtros ANTISSPAM. Em razão disso, e-mails legítimos também são bloqueados por esses mecanismos.

E como isso funciona? O filtro antisspam dá uma pontuação a cada mensagem que recebe, a partir de diferentes testes que faz analisando todo o contexto da mensagem.

Esse é um assunto muito importante nas campanhas de e-mail marketing, pois é necessário manter atenção para esses filtros e ser eficaz na criação de suas mensagens, obtendo, assim, uma menor taxa de rejeição por parte das ferramentas de envio.

Neste artigo vou passar algumas recomendações básicas que podem minimizar o número de e-mails que você envia e que fica bloqueado pelos filtros de spam. Espero que isso resulte na entrega mais efetiva dos e-mails enviados.

Aguarde que num próximo artigo vou falar sobre como agem os filtros antisspam e o que você deve fazer para evitar que suas mensagens não caiam na caixa de spam.

1 – A escolha das palavras certas

Muitos filtros de spam trabalham analisando o e-mail com base em seu conteúdo e as palavras utilizadas. Inúmeras palavras (vide relação abaixo) disparam automaticamente as ferramentas antisspam. Preocupe-se sempre em evitar tais palavras, mantendo um alto nível de “entregabilidade” das suas correspondências.

Mais adiante, neste artigo, vou mostrar uma técnica que eu uso e que ajudou muito a detectar palavras que poderiam ser evidenciadas como spam, evitando que fossem enviadas ao lixo eletrônico.

2 – Atenção total à formatação

Seu e-mail mostra muito de quem você é ou pretende ser, portanto, incorpore elementos simples, mas profissionais. Seja coerente com cores, fontes, tamanhos, imagens e assim por diante. Aspectos como esses resultam em uma alta taxa de filtragem. Mantenha seu e-mail o mais limpo possível, e evite usar mais de três fontes e tamanhos diferentes.

3 – Consistência é essencial

Use modelos já otimizados se você planeja o envio de newsletters de forma consistente. Isso garante a seus informativos uma personificação e estilo, e ainda, adiciona um toque de profissionalismo para suas correspondências. Embora não afetem diretamente os filtros de spam, vai permitir que seus leitores o distinguam de imediato, portanto, não reconhecendo como spam acidentalmente.

Alguns filtros de spam trabalham consultando um servidor de spam, enquanto outros relatam e-mails individuais como spam. Se o seu    e-mail é reportado como spam, então é mais que provável que vários filtros de spam irão sinalizar o seu e-mail.

Seja coerente com a frequência e assiduidade dos seus e-mails, pois isso também dá credibilidade para você criar sua presença online. Por exemplo, se você envia um informativo duas vezes por mês (eu não recomendo que envie mais do que isso), faça-o ao mesmo tempo e nos mesmos dias de cada mês. Entendam aqui que um informativo é um resumo das notícias e ou assuntos do mês. As newsletters para lista de clientes são enviadas em datas especiais ou através de um cronograma previamente estabelecido.

Agindo de forma programada, seus potenciais leitores vão aprender a esperar e, principalmente, reconhecer seu e-mail, aumentado as taxas de abertura, além de reduzir o spam acidental.

4 – Confirme sempre com um duplo opt-in

Para ter sua lista mais responsiva e confiável, utilize sempre o duplo opt-in. Isso significa que quando um usuário se inscreve para a sua lista de e-mails, ele receberá um e-mail solicitando sua confirmação. Isso é muito importante porque muitas pessoas podem acidentalmente digitar seu endereço de e-mail de forma incorreta, digitar o e-mail de outra pessoa ou até de alguém inexistente. Quando uma pessoa recebe um e-mail de onde não se inscreveu, ela pode assinalar como spam e isso pode trazer consequências drásticas para sua reputação.

5 – Subscrição e informação de contato

Todo e-mail que você enviar deve ter uma opção para o leitor cancelar o envio. Recebo muitos e-mails nos quais essa informação faz parte do cabeçalho, ou seja, me dá a opção de cancelar até mesmo antes de ler o conteúdo. Não dar essa opção é ilegal em vários países e é um sinal claro de spam. Por último e não menos importante, você deve exibir suas informações de contato (telefone e endereço) de forma clara, pois isso aumenta a confiança do seu e-mail e na sua pessoa ou empresa.

6 – Teste continuamente

Teste, teste sempre. Isso vai evitar os filtros de spam. O primeiro método de teste que eu uso é enviar uma newsletter para várias contas de e-mail com filtros de spam existentes. Por exemplo, eu envio e-mail para o Gmail e para o Hotmail, cujas contas tenho certeza que irão recebê-los. Se o e-mail aparecer na pasta de lixo eletrônico, então algo está errado e eu tenho que consertar isso.

Existem servidores que trabalham com softwares específicos para detecção de e-mails. Se você souber que seu tráfego de e-mails passa por um desses servidores, não hesite em fazer vários testes, pois se seu e-mail for apontado como spam, os relatórios desses softwares irão relatar por que seu e-mail foi considerado spam. Pode parecer excesso de zelo para alguns, mas se sua taxa de entrega está baixa, essa pode ser uma ótima resposta às suas preocupações.

Acompanhe agora a lista de palavras a serem evitadas nos seus      e-mails e que podem ser reconhecidas como spam. Esta lista contempla termos usualmente utilizados no marketing digital. Na verdade, a lista completa é imensa e não caberia aqui transcrevê-la, portanto, apontarei apenas as mais usuais e que têm coerência com o assunto tratado neste artigo.

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Autor: Orozimbo Rosa para o Blog  Autoria Digital.

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