Presença Online – dicas para impulsionar sua empresa

Investir em presença online tornou-se obrigação para o sucesso dos seus negócios.

Aplicar estratégias de presença online através de ações direcionadas e pontuais do marketing pode parecer algo muito complicado para se investir, entretanto, se você direcionar os recursos certos, será um empreendimento muito lucrativo. Contudo, é preciso saber fazer a coisa certa, senão você vai perder muitos clientes e dinheiro.
Ok, não fique preocupado. Vou listar abaixo algumas dicas que podem evitar isso.

Sempre que os clientes fazem uma compra, grande porcentagem deles se perguntam sobre o suporte das empresas, pois problemas podem surgir depois da aquisição dos produtos. Informar aos clientes de imediato o que eles podem esperar após a compra vai deixá-los mais confiantes e seguros. Nunca veja esse serviço como um diferencial, porém, nunca deixe de ressaltá-lo e promovê-lo.

Se você recebe elogios através de sites de outras empresas, nunca deixe de fornecer um link para essa informação na sua publicidade. Isso irá mostrar aos potenciais clientes que você é referenciado por outras empresas e ainda, confere visibilidade a seus produtos ou serviços.
Considere a venda de produtos em seu site, distribuindo ou trocando cupons para os clientes da sua empresa ou de empresa parceira.

Outras formas de engrandecer suas ações

Já que estamos falando de presença online, a criação de um blog é um fator estratégico e merece uma atenção especial. Seus artigos vão posicionar suas ideias, produtos e serviços na web, promover sua empresa e dar autoridade no seu segmento de mercado. Se ainda não começou, creia, você tem tudo a ganhar.

Outra forma de sedimentar sua marca e promover seus produtos e serviços é a distribuição de brindes. E aqui existe um infinidade de opções. A vantagem é que essas lembranças – um produto exclusivo, por exemplo – estarão sempre presentes com seus clientes e fornecedores.

A inserção de anúncios pagos nos buscadores (Google) e redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) para alguns segmentos tem sido uma enorme fonte de receita, pois essas ferramentas estão cada vez mais intuitivas, colocando seus anúncios em contato direto com seu público-alvo através de banners laterais, nos cabeçalhos e rodapés e início dos vídeos. Assim, você promove sua página, segmenta sua audiência e apresenta seus diferenciais aos seus seguidores. Lembrando que todo esse processo pode ser integrado com seu blog e outras redes sociais.

A utilização de áudio e vídeo para demonstração de produtos e serviços tem tido um efeito arrasador no posicionamento das  estratégias de presença online das empresas. O vídeo coloca a empresa na frente do cliente e dá a possibilidade de interagir com ele, pois comentários e depoimentos trazem respeito, confiança e autoridade.
O cliente, sempre que possível, quer saber das características do produto, tais como qualidade, procedência, suporte, como chegar etc. E principalmente, qual a utilidade ou benefício do produto e/ou serviço. Muita gente se esquece disto e apresenta apenas as características. O que mais importa ao cliente é o como ele vai se beneficiar com aquela compra. O cliente sempre pensa em vantagens!

Não é sem motivo que 86% das pessoas pedem opinião sobre seus desejos de compra a amigos e conhecidos. O vídeo é a mídia que transmite e encurta vários atalhos para seu cliente ir direto ao seu carrinho de compras, caso você venda pela internet. Ainda, os vídeos são vistos pelos potenciais compradores como mais genuínos e podem ajudar a impulsionar suas vendas.

Existem inúmeras outras maneiras de promover mais visibilidade ao seu empreendimento, seja ele loja virtual, seja loja física. Por exemplo, segmentação de público. Em outros artigos vou abordar mais aspectos dessas estratégias.

Então, como pode perceber, investir em ações para enriquecer sua presença online não é tão complicado como parece. É necessário um processo de pesquisa, manter seu site atualizado e adaptado aos dispositivos móveis, promover seu blog, apresentar-se às redes sociais, não fazer spam e, também, ter paciência, determinação e ter uma presença online que estabeleça um relacionamento envolvente e relevante com seus clientes.

Com essas dicas em mente, você vai ser mais preciso e experiente quando se tratar de marketing na internet.

Autor: Orozimbo Rosa para o Blog Autoria Digital.

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