Construir um site de sucesso para seu negócio

Construir um site deve fazer parte da sua política de presença online.

Você teve a percepção que é hora de dar uma “cara” ao seu site, torná-lo mais atraente, mais ágil; mostrar produtos ou serviços recentemente agregados ao seu negócio, ou seja, proporcionar uma nova experiência de navegação e conteúdo ao usuário que chega até a sua página.
Você pode nem ter site na web. Wow, melhor ainda! Assim, você pode iniciar um projeto do zero e apresentar um resultado surpreendente aos seus clientes e visitantes.

Construir um site novo pode ser uma oportunidade inspiradora para muitas empresas, sejam pequenas, médias ou grandes. Agora, com sua nova página, você pode lançar um novo olhar sobre sua marca para o mundo. Isso mesmo: a internet chegou para romper fronteiras e colocar seu negócio bem perto da maioria das pessoas. E são bilhões delas!

Contudo, sites existem aos milhares e seja reformulação ou criação de um novo, existem vários fatores importantes que você, como proprietário da empresa, deve observar quando se aproxima desse projeto extremamente impactante.
Muitos empresários questionam o investimento aplicado no site da empresa. Tá certo, um webdesign competente e que dá valor ao trabalho não sai tão barato, contudo, o resultado pode exceder às expectativas, afinal, é a imagem da sua empresa vista pelo mercado. Mas aqui fica uma sugestão de ouro: seja profissional. Esqueça o “sobrinho” só porque ele fez um cursinho de final de semana e acha que pode resolver seu problema. Soluções como essa é o verdadeiro “tiro no pé”.

Para ajudá-lo a construir sua marca, sua imagem através do seu site, eu descrevi um roteiro para orientá-lo a fazer um planejamento e se preparar para a construção desse novo site, ou relançamento, caso você já tenha um.

Sejamos objetivos. O seu site pode ser a fonte do seu negócio.
Para grande parte das pessoas, o primeiro contato com sua empresa virá através do seu website. Nenhuma novidade, embora muitos empresários não reconheçam a importância desse momento, que pode ser de extrema satisfação ou eterno esquecimento.
Se o seu site não é agradável e desorganizado, não espere ganhar dinheiro com ele, principalmente se seu foco é o comércio online.
Então, vamos começar o roteiro para ajudar você a posicionar seu site a ter sucesso no mundo web.

1. Ter clareza dos seus objetivos

Antes de contratar um webdesigner, esteja certo do que você realmente quer no seu website.
Seja preciso em relação aos objetivos de negócio que você espera para seu novo website. Os níveis de informação e soluções devem estar de acordo com as expectativas da empresa e de maneira que os usuários possam enxergar valor (não preço) naquilo que estão buscando. Isso é um ponto crítico por diversas razões.
O que você esperar alcançar com o seu novo website?

“Um novo site” não é, definitivamente, uma resposta sensata. Esse tipo de justificativa não cabe mais no novo empreendedorismo.
No mínimo, algo como “a forma como nossos negócios se relacionam com o mercado e a empresa lucra, gerando valor e encantando nossos clientes” soa bem melhor, embora, não necessariamente, seja a melhor das respostas.
Concluindo, construa uma relação de parceria com seu webdesigner para que ambos tenham a mesma compreensão em torno do escopo e definição de orçamento do novo projeto.

2. O momento adequado para mudar

Suas ferramentas de comunicação certamente são as mesmas que seus usuários estão usando. Você pode usar seu smartphone para consultar um produto ou serviço do concorrente. Seu cliente também. Então, faço aqui duas perguntas: conseguiu acessar o site daquela outra loja? Se não, é porque o site dele não é responsivo, ou seja, não está preparado para ser acessado por equipamentos da plataforma móvel (tablets e smartphones).

Agora a segunda pergunta: o seu cliente, em trânsito, conseguiu acesso ao seu site? OK. Então, pode ter certeza, sua empresa já entrou no favoritos da lista dele, pois estará com ele em todos os lugares onde ele estiver e isso hoje é um enorme diferencial. Não era o que você estava buscando? Um diferencial? Exija isso do seu webdesigner. Lembrando que, em tratando de pequenas e médias empresas, a quantidade de sites responsivos ainda é muito pequena.

3. Atenção ao conteúdo

Quem vai criar seu conteúdo? Você, seu webdesigner ou vai repassar a terceiros?

criar site

Atente ao conjunto de ideias, informações, soluções que você apresentará. Isso pode incluir imagens, vídeo, áudio. A disposição dos elementos e um design esteticamente bem organizado e distribuído favorecem uma experiência leve e agradável para quem acessa o seu site.

Para dar maior extensão ao que foi discutido até aqui, vou enumerar outros itens que dão a dimensão da importância de ter seu site bem construído. Itens que, sob qualquer hipótese, não podem ser desprezados.

a. Navegabilidade – Disposição do conteúdo apresentado de forma fácil e coesa. Os links seguem a mesma regra e sempre com indicação de “clic” para levar o usuário para outra página.

b. Rapidez – A velocidade de carregamento, se for lento, é um dos motivos de abandono. Entretanto, esse fator não depende exclusivamente do site, pois fatores externos como velocidade da rede e do navegador que o usuário está usando, do servidor onde seu site está hospedado, a velocidade de processamento do computador do usuário também contam.

Outro fator que pode influenciar é a plataforma utilizada. Se for CMS (WordPress, Jomla, Drupal e outros), desista de muitos plugins, imagens desnecessárias e mal dimensionadas. Tenha sempre em mente que o usuário quer conteúdo.

c. Legibilidade – Como já citamos, imagens, fontes, disposição do layout tornam a leitura clara e agradável.

d. Exibição – Seu site precisa apresentar todos os elementos bem visíveis, independente do navegador utilizado. Nas plataformas móveis, essa integração entre texto e imagem é essencial no processo de rolagem.

e. O site é para o cliente – Todo o projeto envolvido tem que estar voltado ao cliente. Todo o conteúdo tem como objetivo propor soluções e informações precisas e relevantes. Fora desse contexto é desperdício de investimento.

f. Atualização – Tanto a estrutura do seu site, links, imagens e conteúdo precisam constantemente ser revisados e atualizados. Um site não atualizado vira peça de museu no estoque da sua empresa. Ferramentas de otimização (online ou offline) aparecem com frequência e podem melhorar ou desestruturar seu site. Algoritmos de indexação dos buscadores (Google, Yahoo, Bing) estão alterando com frequência.

g. Esteja próximo do seu cliente – Seu site precisa ter um espaço de interatividade, onde você possa receber críticas, elogios, sugestões. Jamais feche essas portas, pois podem ser a sobrevivência do seu negócio. Relacionamento é essencial na manutenção do seu maior ativo: seus clientes. É preciso compreender que conquistar e fidelizar clientes é um processo contínuo e seu site pode ser uma ferramenta indispensável.

h. E por último, e não menos importante, evite a todo custo construir um site a partir desses construtores gratuitos. Isso acarreta problemas estéticos e técnicos. Estéticos porque, certamente, seu site estará igual a tantos outros. Ainda, você parte de uma estrutura pré elaborada que não permite muita margem às suas requisições de qualidade e navegabilidade. Sob o aspecto técnico, e aqui tenho um recado muito importante, é que os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) não dão relevância a estes sites elaborados a partir desses construtores gratuitos. E complementando, construir site é um sério investimento em marketing digital e por isso mesmo é tarefa para profissionais, pois está em jogo a reputação da sua empresa.

Ao dar a devida atenção ao que foi mencionado aqui, você está se preparando para o sucesso no planejamento de um novo site para o seu negócio.

Quando pensar em construir um site, com todas as características e  funcionalidades listadas aqui, contate a Autoria Digital. Temos profissionais dedicados e com grande expertise nestas competências.

Autor: Orozimbo Rosa para o Blog Autoria Digital.

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