Como a plataforma móvel está transformando seu negócio

Em quatro anos a quantidade de pessoas com aparelhos móveis terá cerca de 236 milhões de usuários!

As pequenas e médias empresas (PME) estão descobrindo que suas soluções de negócios podem ser tão sustentáveis e competitivas quanto às das maiores empresas. Uma das razões é a utilização da plataforma móvel ou mobile – tablets e smartphones. A vantagem destes recursos, com forte teor tecnológico, tem propiciado processos mais dinâmicos e baratos na produção dos seus produtos e execução de serviços. Contudo, os médios e pequenos empresários ainda pecam por falta de investimentos nesta área. E motivos não faltam: desconhecimento do real potencial das aplicações, receio do novo, zona de conforto do empreendimento, achar que é muito caro, falta de pessoal habilitado, entre outros.

O acesso à internet através desses dispositivos tem crescido consideravelmente anos após ano.

Nos próximos dois anos, a previsão é de o Brasil tenha tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos consumidores, em um crescimento de 68% em relação ao momento atual. Considerando que uma faixa expressiva desses usuários acessa por meio deles sites e blogs de empresas para procurar ofertas, referências de produtos, comparar preços, comprar. E mais do que nunca o empresário precisa levar em consideração que o cliente – seu cliente – pode e quer ter a experiência de uma nova interação de negócio.

O smartphone virou a principal forma de acesso à internet para o usuário doméstico.

Você está planejando ou já solicitou a adequação dos seu site para acomodar esta nova plataforma? Sim ou não, ficam aqui algumas reflexões.

Quando se fala em mobile, antes de tudo, fala-se sobre pessoas; não sobre tecnologia. É você possuir presença online, ter sua marca na frente das pessoas. Considere sempre que a tecnologia é um conjunto de ferramentas que nos auxiliam a criar e disponibilizar soluções para o mercado.
No entanto, e a título de ilustrar este assunto, vou listar dois conceitos que ainda confundem e trazem equívocos no entendimento e usabilidade da telefonia móvel. Celular e mobile.

Celular tem tudo a ver com aspectos sociais. Já o mobile trata de ambiente, envolvimento, indo além de marcas e modelos, sistemas operacionais ou de uma mera coleção de tecnologias.
Quando se planeja um site responsivo (adaptado à plataforma móvel) ou uma campanha, este conceito se evidencia na prática. Por exemplo, em algum momento, sua campanha de mobile marketing vai utilizar um ou vários desses componentes típicos da plataforma: aplicativos, vídeos, áudio, realidade aumentada, SMS (mensagens de texto), MMS (mensagens multimídia), QR codes, banners e outros.
Essas características nos dão uma dimensão contextual que o desktop (computadores de mesa) jamais poderia nos dar.

Autor: Orozimbo Rosa para o Blog  Autoria Digital.

Vou publicar aqui informações úteis e valiosas. Assine, participe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *